Inaugurada a 17 de junho de 1962, como biblioteca fixa da Fundação Calouste Gulbenkian, e tendo ao longo dos anos conhecido diferentes localizações, a Biblioteca Municipal de Coruche foi recentemente objeto de obras de melhoramentos adequando melhor o seu espaço no atual edifício que ocupa, situado na Praça da Liberdade, nº 13.
Disponibilizando espaços distintos para as suas diferentes valências, incluindo um espaço dedicado à implementação do Projeto BiblioTICs, conta com uma
coleção de cerca de 21 mil títulos e tem cerca de 3 mil utilizadores inscritos. A Biblioteca Municipal oferece todos os serviços considerados fundamentais neste tipo de equipamento, tendo na sua dependência também a Sala de Leitura Dr. Américo Durão, polo aberto ao público em 2003, na freguesia do Couço. Numa lógica de proximidade, e atendendo à grande dimensão deste concelho, conta ainda com serviços da Biblioteca Itinerante "Coruja do Saber" que percorre as várias freguesias periodicamente fazendo assim chegar a biblioteca à comunidade.
Desde 2018 que esta Biblioteca integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) e, como tal, será uma das 11 bibliotecas que muito em breve disponibilizará à comunidade uma série de sessões de promoção das literacias digitais no âmbito do BiblioTICs, projeto PADES em implementação pela RIBLT, com o apoio da Comunidade Intermunicipal e o financiamento da DGLAB.